Busca-se, aqui, identificar os eventos que caracterizam violações de direitos fundamentais da comunidade universitária de Minas Gerais e dos estudantes destas instituições no período da ditadura militar.

Para realizar esta tarefa, o grupo investigou os eventos ocorridos no período de 1964 a 1985, que envolviam instituições universitárias e seus estudantes. Em decorrência dos limites de funcionamento da Covemg, especialmente de recursos financeiros que possibilitassem as investigações necessárias em todas as instituições universitárias do estado existentes no período, não foi possível abordar todo o universo institucional identificado. Assim, as instituições investigadas foram: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (Belo Horizonte); Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas (Belo Horizonte); Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (Ouro Preto); Universidade Federal de Viçosa – UFV (Viçosa); Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (Juiz de Fora); Centro Federal de Educação Tecnológica – CEFET (Belo Horizonte).

Instituições importantes do interior do estado deixaram de ser investigadas como, por exemplo, a Faculdade de Odontologia de Diamantina; as instituições de educação superior que deram origem à Universidade Federal de Uberlândia – UFU ou aquelas que hoje compõem a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em Uberaba. Ou ainda muitas outras Instituições de Ensino Superior, públicas ou privadas que existiam em Minas Gerais naquele tempo. Entretanto, é preciso afirmar que esta tarefa pode se completar, a partir de investigações a serem realizadas por outras Comissões da Verdade – estaduais ou municipais, ou até mesmo das próprias instituições, completando-se a tarefa fundamental de recuperar a memória, reconstruir a verdade e realizar a justiça, reafirmando que é preciso não esquecer, para que não mais aconteçam eventos como os identificados nas investigações. Contudo, mesmo com tais limitações, as investigações foram frutíferas e alcançaram seus objetivos.

Coordenador: Maria Céres Pimenta Spínola Castro.

Redação: Camilla Cristina Silva e Vanuza Nunes Pereira.

Colaboradores: Amanda Queiroz Magalhães, Ana Luiza Ottoni, Arnaldo Zalgelmi, Carlos Romano, Laura Luiza Costa, Laura Nogueira Oliveira, Henrique Sena Guimarães Lopes, Jade Noronha, João Pedro Galvão, Julia Somberg Alves, Juliana Carvalho, Lilian Andrade, Marco Antônio Silveira, Marina Almeida, Marta Maia, Mateus Henrique de Faria Pereira, Nubia Medeiros Silva, Pauline Louise Araújo Silva, Raissa Lott Caldeira da Cunha e Thatyanna Mota.

Sub-communities within this community

Collections in this community

Recent Submissions

View more