Compilação das diferentes cassações, exonerações e expurgos instaurados contra os representantes políticos e servidores públicos em Minas Gerais..

Em relação aos representantes políticos, procurou-se investigar as cassações de parlamentares de Minas Gerais, tanto no âmbito do estado, como no Congresso Nacional, nas câmaras municipais e em prefeituras. Sobre a perseguição feita aos servidores públicos, funcionários de autarquias ou de empresas estatais, apresenta-se uma listagem de exonerados e aposentados compulsoriamente..

Além das suspensões de direitos políticos daqueles acima mencionados, é importante salientar que, muitos representantes da sociedade civil, principalmente aqueles relacionados com movimentos sindicais ou de qualquer vertente contrária ao regime militar, também tiveram seus direitos políticos suspensos por dez anos. No entanto, este escopo extrapola a proposta de pesquisa do capítulo apresentado, podendo ser mencionados nos capítulos que tratam de determinadas categorias sociais..

E, por fim, busca-se descrever como se deu a implantação e existência da Comissão Estadual de Investigação do Estado de Minas Gerais e os expurgos por ela implantados.

Coordenadora: Maria Céres Pimenta Spínola Castro.

Redação: Vanuza Nunes Pereira.

Colaboradores: Amanda Brissa Bonilla Arruda, Caroline C. Rodrigues, Florencia Lorenzo, Luíza Leone Prazeres Araújo, Marina Ribeiro Reis, Pauline Louise Araújo, Raissa Lott Caldeira da Cunha, Victor Tadeu de Senna Pires Cunha.

Collections in this community

Recent Submissions